aprendendo

Mulheres que serviram

vintage-1723790_960_720

Hoje vamos ver sobre mais 2 mulheres que são exemplos pra nós, citadas nas escrituras. No primeiro post, eu falei de 4 mulheres do antigo testamento: Sara, Raabe, Rute e Abigail. Hoje vamos falar de 2 mulheres do novo testamento, que aparecem no livro de Atos. Nesse livro temos o relato do nascimento da igreja, depois que Jesus já ressuscitou e voltou ao céu. Vemos os discípulos pregando, sendo presos e mortos por amor de Cristo.  Vemos o evangelho se espalhando por muitas cidades do oriente médio pela vida do apóstolo Paulo e outros irmãos.
Nesse livro encontramos o nome de algumas mulheres e eu vou falar sobre Dorcas e Priscila. O que podemos aprender com elas?

Dorcas: 
Seu nome significa gazela (Ágil)
A bíblia conta um breve relato sobre sua vida no cap. 9 de atos (vc 36-42). Ela era uma mulher conhecida por servir ao próximo. Dorcas morava em Jope e costurava túnicas para mulheres viúvas. Ela usava seus talentos para servir aqueles que pouco tinham. Ela dava seu tempo e dinheiro para servir quem precisava. Ela foi muito amada porque demonstrou amor. Vemos que ela morre e é ressuscitada pelo apóstolo Paulo e com isso muitos creem em Jesus. Sua vida foi usada de várias formas para glória de Deus.
Aprendemos com Dorcas a não sermos egoístas e pensarmos só em nós. Aprendemos que devemos nos importar com nosso próximo e que quando servimos  as pessoas, estamos testemunhando o amor do Senhor. Olhando para o próximo, assim como Deus olhou para nós. Em Hebreus 13:16 lemos:

“Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.”

e em Colossenses 3:12:

“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.”

   Esses versículos nos mostram as atitudes que Dorcas teve e como ela pôde então agradar a Deus. A sua vida é de grande exemplo pra nós.

Priscila:
Seu nome significa antigo (Venerável)
Sua história está relatada no livro de Atos cap 18 e também encontramos seu nome em outras cartas de Paulo como 1 Corintios 16:19, Romanos 16:3, 2 Timóteo 4:19.
Priscila era esposa de Áquila e eles moravam em Corinto. Junto com seu marido ela serviu a Paulo e a igreja local. Paulo esteve durante 1 ano e meio na casa deles e juntos eles serviam no tempo. Priscila foi uma esposa que apoiou o trabalho do marido em servir a igreja e aos irmãos. Ela esteve com ele em todos os trabalhos, inclusive abrindo em sua casa um espaço para o propagação do evangelho.
Aprendemos com Priscila que o trabalho de Deus deve ser feito sem medo. Aprendemos que devemos servir com nossos maridos da maneira devida e sermos hospitaleiras. Aprendemos que devemos usar todos os nossos recursos para isso. Com ela aprendemos  a ser dedicadas no trabalho de casa, no trabalho secular (ela fazia tendas) e no trabalho da igreja. Ela é um exemplo da mulher de provérbios 31.

Queridas leitoras, essas duas mulheres foram importantes em sua época. Dorcas serviu ao próximo e Priscila fez parte da edificação da igreja do Senhor com seu marido. Nós, assim como elas, podemos fazer a diferença em nossos dias. Podemos e devemos trabalhar para servir ao nosso próximo e a ajudar na edificação das nossas igrejas sendo mulheres virtuosas, servindo ao Senhor.
Que Ele nos ajude a enxergar que tudo o que elas realizavam foi pelo poder do Espirito em suas vidas. Sem Cristo NADA podemos fazer. Que nosso desejo seja ser como essas mulheres que entregaram suas vidas para glorificar a Deus com seus testemunhos e serviços.

Até o próximo post.

Vivendo e aprendendo do Senhor…=]

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s