aprendendo

Aprendendo com as mulheres da bíblia

Aprendendo com as mulheres da biblia

O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
1 Pedro 3:3-5

A algum tempo estamos estudando com as senhoras na igreja sobre as mulheres da bíblia e aprendendo um pouco com suas atitudes e principalmente com sua fé. É interessante ver como elas foram mulheres comuns em seu tempo, mas que mesmo assim foram usadas por Deus para grandes feitos como ser mãe de uma grande nação, libertar a família da morte, fazer parte da genealogia do messias e evitar atos de guerra na hora da raiva.
No post de hoje eu vou citar apenas algumas delas e depois vou fazendo posts mais detalhados sobre essas e as demais mulheres que já estudamos.
Hoje nós vamos falar sobre Sara, Raabe, Rute e Abgail.

Sara: você certamente lembra da historia de Sara. Ela foi a mulher de Abraão e recebeu junto com o seu marido a promessa de ser a mãe de uma grande nação. Sara era estéril e já tinha passado da idade de ter filhos. No inicio ela duvidou e até riu dessa promessa, mas Deus trabalhou em seu coração e fez o impossível dando a ela um filho aos 90 anos.
Sara nos ensina a não duvidar das promessas de Deus e sermos submissas. Ela nos ensina que devemos esperar no Senhor e não olhar as circunstancias entre outras coisas.

Raabe: Essa mulher foi uma prostituta em sua cidade (Jerico). Ela ouviu falar do Deus de Israel e creu naquele poderoso Deus. Ela escondeu os espias em sua casa e foi salva por eles no dia da batalha. Ela não só salvou sua vida, como também anunciou o que iria acontecer para sua família e os livrou também. Eles fizeram parte do povo de Deus e ela da genealogia do Messias.
Raabe nos ensina a ser generosas e amar o nosso próximo anunciando o perigo que esta por vir. Ela foi corajosa e não temeu ser morta por esconder os espias em sua casa. A sua fé foi firme e verdadeira.

Rute: Ela se casou com um homem judeu e pode conhecer a fé daquele povo. Já viuvá, ela decidi seguir sua sogra e voltar para a nação de Israel. Ela foi agraciada por Deus com um bom marido e assim também fez parte da genealogia do Messias.
Rute nos ensina que vale apensa seguir o caminho mais difícil por nossa fé. Ela nos ensina a sermos servas dos mais velhos e cuidar do próximo. Nos ensina também a colocarmos as necessidades dos outros a frente da nossa.

Abigail: Ela era mulher de um homem mau. Ela foi usada para impedir que Davi matasse seu marido e todos os seus servos. Ela agiu rápido e com sabedoria quando viu a loucura que seu marido havia cometido em desprezar Davi e seus homens. Com a morte de seu marido, Davi a toma como esposa e parte para uma nova vida ao lado do futuro Rei.
Abigail nos ensina a agir com sabedoria, usar as palavras de modo certo, respeitar o próximo e agir a favor dos outros com coragem. Sermos humildes e confiarmos na proteção de Deus.

Eu coloquei um pouquinho do que podemos aprender com essas mulheres. Mas acredito que o mais importante é sabermos que elas eram iguais a nós. Não eram perfeitas no viver e tiveram que aprender muito para desenvolver tudo o que praticaram em suas vidas e trouxe glória a Deus. Devemos lembrar que podemos sim ser iguais a ela em fé, sabedoria, coragem, humildade, serviço. Elas foram mães e donas de casa que agiram por suas vidas e pela da sua família e foram recompensadas por Deus por confiarem nele.
Que o Senhor nos ajude a sermos mulheres que vivem amando e servindo a ele para que seu nome seja conhecido e exaltado.

Me conta qual dessas mulheres você mais gostaria de parecer?!

Até o próximo post

Aprendendo do Senhor…=]

2 comentários em “Aprendendo com as mulheres da bíblia”

  1. Excelente resumo sobre estas santas mulheres que esperavam em Deus. Cada dia aprendemos mais com este manual sagrado. Deus seja louvado. Parabéns Virgínia, você tem sido uma mulher virtuosa. Sou grata a Deus por sua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s