aprendendo

Consolando um sofredor!

post terca

Ontem eu acabei de ler o livro de Jó, e que livro incrível. Nele vemos a sofrimento de um homem justo, temente a Deus que perde sua família e seus bens e ainda sim não culpa Deus e não se revolta com a situação. Jó sofre dores em seu corpo e alma e busca de Deus o alívio para seu sofrimento.

Nós vemos nesse livro também outros personagens que aparecem para falar com Jó. Seus amigos Elifaz, Bildade e Zofar veem seu sofrimento e ficam ao lado de Jó tentando consolá-lo e achar uma justificativa para seu sofrimento sem sucesso.

Uma coisa que acho bem difícil é consolar alguém que está sofrendo, então hoje com a ajuda desse estudo vamos ver como podemos consolar um sofredor.

Não julgar a situação sem saber dos fatos, mas se colocar no lugar do próximo.
É bem mais fácil para nossa natureza pecaminosa, julgar o sofrimento de alguém sem saber os fatos do que realmente esta acontecendo ao invés de se colocar no lugar da pessoa e sofrer e chorar com ela. Então essa primeira lição nos ajuda a demonstrar empatia e sofrer junto (Rm 12:15)

Assumir que sabe de tudo e esquecer que também poderia estar naquela situação.
O pecado sempre nos da a ilusão que sabemos de tudo e que somos melhores que os outros. Ele nos ilude e nos faz arrogantes. Temos que lembrar que todos estamos propícios a sofrer muito nessa vida e que devemos estar em constante oração e humilhação perante Deus. Esse ponto nos ensina a orar por nós mesmo, pedindo de Deus sabedoria para saber ajudar e não se vangloriar. (Tg 1:5)

Tentar resolver o problema com as próprias mãos.
O único que pode trazer a alegria e tirar toda dor é o Senhor Jesus. Como amigos, temos que lembrar que tem coisas que não estão ao nosso alcance, mas o melhor delas esta que é a oração. Colocar todo sofrimento e interceder pelo próximo é a melhor ajuda que podemos oferecer para “resolver o problema.” (Fp. 4:6-7)

Supor que a causa é pecado.
Jó sofreu muitos males, mas não foi por algum pecado que cometeu e estava escondendo em seu íntimo. Para nós é bem mais fácil achar que por algum pecado a pessoas está recebendo o sofrimento. Assim como Jó, muitos podem passar por períodos de sofrimento para que Deus seja conhecido, amado e glorificado na vida daquela pessoa. É bom ouvir seu amigo antes de tirar suas conclusões. (Tg 1:19)

Jó passou por dias terríveis e no final teve sua saúde e família restaurada. Deus não falou a ele o motivo de trazer tanto sofrimento. Deus apenas mostrou ser o soberano e grandioso Senhor que está no controle de tudo e que por mais negros que possam ser os dias, Ele está ali. Eu gosto muito de uma frase de um hino do cantor que diz: “por detrás das negras nuvens, brilha seu amor”. As vezes é difícil enxergar o Senhor no sofrimento, mas ele está ali do seu lado, e se você confiar nele, ele vai te mostrar a glória dele e te fazer alegre novamente. Assim como foi com Jó, o sofrimento não dura para sempre.

Que Deus  nos de sabedoria para sermos amigos que sofrem junto e oram juntos pelos que sofrem.

Até o próximo post!

Aprendendo do Senhor…=]
(Estudo baseado na bíblia da mulher – SBB)

 

Um comentário em “Consolando um sofredor!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s