aprendendo

Ajuda?

site170416

Você gosta de fazer as coisas sozinhos ou sempre procuram a ajuda de alguém? A s vezes nos precisamos fazer as coisa sozinhas, não compartilhar o que estamos passando ou precisando com outras pessoas (só com Deus). Mas tem muitas coisas na vida que precisamos da ajuda de nossa família espiritual para que de certo.

Essa domingo na escola dominical estudamos sobre a primeira guerra que o povo de Israel enfrentou na caminhada para a terra prometida (Êxodo 17). Eles ainda não tinham passado por essa situação, mas podiam ficar tranquilos pois o Deus deles estava com eles a todo o momento e disse que daria a vitoria se fizessem o que ele ordenara.

Quando o povo amalequita veia a pelejar contra o povo de Israel, Moisés ordenou que Josué levasse homem para a batalha enquanto ele ficaria em um monte vendo a guerra. Pareceu um pedido meio estranho. Moisés não foi a guerra propriamente dita, mas ficou para trás para ajudar de outra maneira para que o povo conquistasse a vitoria. Aqui já aprendemos que nem sempre vamos colocar a “mão na massa” para ajudar alguém e que nem sempre as pessoas vão fazer isso por nós também. Mas elas nos ajudaram com suas orações e estarão ao nosso redor para quando for preciso agir.

Porem Moisés não ficou para trás sem se importar com o que ia acontecer com os que foram para a batalha. Ele, Arão e Hur subiram ao monte e ali ficaram observando a guerra. Deus estava com Moisés e estava realizando vários milagres através do cajado que moises levava. Não podemos esquecer que o poder não estava no cajado, mas em Deus que utilizava o cajado. É importante falar isso para que não caiamos em superstições que não vem da palavra de Deus. A bíblia relata que quando Moisés levantava o cajado o povo de Israel prevalecia, mas quando cansava e abaixava o cajado os amalequitas prevaleciam. Arão e Hur estavam ali para ajudar Moisés para que o povo conquistasse a vitoria. Moisés ficou sentado em uma pedra e cada um ficou segurando a mão dele para que ele aguentasse até o final da batalha e assim o povo de Israel foi vitorioso. Moisés era um homem que estava sempre fazendo a vontade Deus, obedecendo e cuidado do povo de Israel. Mas mesmo assim ele era humano e precisava da ajuda de seus irmãos para vencer naquele dia. Não foi sempre que moises precisou de uma ajuda assim mas se ele ficasse sozinha ali o povo não teria vencido.

É importante compartilhar-mos nosso problemas e dificuldade com nossos irmãos, pois nem sempre poderemos vencer sozinhos. Nós temos nosso pastor que se importa e cuida de nós para pedir ajuda, temos nossa família e amigos na fé para recorrer quando preciso. Quando estiver muito difícil resolver algo, não deixe de pedir ajuda. Deus capacita pessoas para no ajudar. E se lembre que você também deve estar disposto (a) a ajudar quando necessário. Pode ser orando, aconselhando ou colocando a “mão na massa”.

Temos muitas coisas para aprender com o povo de Israel, com o servos de Deus e com nosso Senhor Jesus Cristo. Que nosso desejo seja aprender sempre e se parecer mais com ele.

Que essa meditação possa ser útil na sua vida!!

Até o próximo post.

Aprendendo do Senhor…=]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s