aprendendo

Você é um discípulo?

wood-691629_1280

No domingo o pastor da minha igreja nos trouxe uma mensagem no versículo de Lucas 14:25-27 e gostaria de falar um pouco sobre isso.

Os versículos nos dizem:

Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:25,26 e 27

Jesus falou essas palavras para que todos pudessem saber que segui-lo teria um preço. Nós sabemos que a salvação é um dom dado por Deus e somente Ele pode fazer e também que ele faz por achar graça e ser misericordioso para com o homem que esta perdido e morto em seus pecados. Seguir a Cristo nesse mundo tem um preço muito alto, pois requer de nós um antar diferente e santo que não agrada aqueles que ainda não o conhecem como Salvador. Quando amamos ao Senhor e vamos a Ele (porque ele nos amou primeiro 1 João 4:19) temos que aborrecer aquilo que é contra a sua santa vontade. No versículo o Senhor fala que as vezes temos que aborrecer pessoas e nossas próprias vidas. Eu escrevi as vezes porque tem pessoas que tem toda a família na igreja e salvos, mas alguns não e assim vem esse aborrecimento.

Vamos por tópicos aqui para ver o que significa esse aborrecer:

Pai e mãe: Alguns crentes tem seus pais descrentes e isso leva a uma perseguição dentro de casa pois eles não entendem o seu amor por Cristo que o leva a deixar de beber, ir a festas como carnaval, junina, deixar de assistir algumas coisas, não rir de piadas sujas, não falar palavrão e te leva a ir na igreja aos domingos e outros dias, ler sua bíblia e orar ao Senhor. Agindo conforme a vontade de Deus e por amor a Ele, você aborrece seus familiares. Cristo disse que se não somos capazes de fazer isso, não podemos ser seus discípulos pois não conseguiremos seguir seus passos.

Mulher e filhos: Também tem os crentes que tem suas esposas e filhos descrentes que tem que tomar o comando do lar e acaba aborrecendo por não deixar que coisas mundanas reinarem em seu lar. Como líder do lar ele quer levar sua família a conhecer a Cristo. Se ele não o faz por amor ao Senhor ele não pode ser seu discípulo. (obs: a bíblia trata aqui de um homem que tem que aborrecer sua mulher mas o mesmo tem que acontecer caso a esposa tenha um marido descrente)

Irmã e irmão: O mesmo lave para o resto da família que não conhece ao Senhor. Se não formos capazes de amar mais a Deus e sua palavra não podemos ser seus discípulos.

Nossa própria vida: Aqui esta o mais difícil ponto, pois nossas vontades, desejos, gostos, etc tem que ficar debaixo da vontade de Deus. Temos que negar nossas vontades todos os dias por amor a Cristo. Se não fizermos não vamos segui-los e não vamos aprender nada do que Ele tem a nos ensinar. Não é fácil mas é possível.

Por fim o Senhor nos diz que temos que pegar a nossa cruz e segui-lo. A cada dia negar, se humilhar perante o Senhor e obedecer sua palavra. Deixar o mundo e suas paixões e seguir ao Senhor.

O preço é alto como podemos ver, pois aqui tudo é difícil por causa do pecado, da carne e do diabo. Lembre-se que estamos subindo e a subida é ingrime porem o fim é alegria e descanso ao lado do Senhor.

Para seguir a Cristo temos que deixar tudo que o desagrada por amor ao que Ele fez por nós na Cruz. Ele deixou o céu, sua glória e veio sofrer nesse mundo e pagar pelos nossos pecados. É por esse tão grande amor que devemos a cada dia amá-lo e aborrecer aquilo que ele também aborrece.

Que Deus nos ajude a sermos verdadeiros discípulos dele e não só da boca para fora.

Que Deus abençoe a semana de todos.

(obs: Aborrecer significa amar menos aquilo em relação a Cristo. A honra e o respeito a nossa família continua, mas fazer o que agrada a Deus é prioridade!)

Vivendo e aprendendo do Senhor… =]

Por:Virginia Brito Sena

Deixe um comentário