aprendendo

E agora?

e agoraSabe aquele época da sua vida em que você tem tomar algumas decisões e fica meio perdido sem saber se aquilo que você esta fazendo esta totalmente dentro da vontade de Deus? Então, as vezes nós não conseguimos de imediato saber se uma decisão como mudar de emprego, de casa, de cidade, assumir alguma responsabilidade ou um relacionamento esta dentro da vontade de Deus para nossas vidas. Ai que você faz a pergunta: e agora? O que devo fazer?

Nós que somos crentes buscamos sempre fazer a vontade de Deus em nossas vidas para glorificá-lo não é mesmo? E ele nos deixou sua palavra para que possamos conhecer sua vontade e andar nela, mas tem coisas que a bíblia não nos diz como nós queremos como por exemplo: fulana você vai conhecer um moço chamado tal e ele vai ser seu marido. Ou: fulana, você vai fazer faculdade de gastronomia e vai trabalhar em um restaurante tal. As coisas não são assim. Ai você me pergunta: então, como vou saber o que fazer e o decidir??

Vamos ver juntos algumas formas que encontramos para conhecer a vontade de Deus.

1- A primeira coisa que devemos fazer é ter uma disposição certa da mente e coração. Você deve abrir seu coração para aquilo que e ver se realmente é algo que deve ser feito ou é apenas sua vontade. Nem sempre vamos fazer coisas em nossas vidas que gostamos. As vezes a vontade de Deus para você não é a mesma que a sua. Por essa razão devemos estar prontos a deixar nossas vontades de lado e pensar no que é melhor para a glória de Deus e não a nossa. Eu sei que não é nada fácil, mas Deus deve ser glorificado e não nós mesmos.

Nós podemos confiar no que Deus esta preparando pois a vontade dele é boa, perfeita e agradável (Rm 12:1-2). E se confiarmos nele e vai endireitar nosso caminho e nos mostrar sua vontade (Pv 3:5-6).

2- Depois de abrir seu coração e mente, você deve ter um conhecimento certo da palavra de Deus. É muito perigoso estudar a bíblia e forma errada. Pegar texto fora de contexto, interpretar da maneira que você acha, etc. A bíblia é nosso guia aqui nesse mundo. Só através dela nós conhecemos a Deus e seu caráter e amor. Devemos ler, reler, meditar, ouvir ela na igreja para que ela possa nós dar a luz que necessitamos para nosso caminho e decisões (Sl 119:105).

Como falei no inicio, tem coisas que não estão super claras em relação as decisões que devemos tomas, mas encontramos nela alguns princípios gerais e outros específicos. Ela é bem clara em relação a fugirmos da imoralidade sexual, da idolatria, do amor ao dinheiro, do adultério, da cobiça, da ira, da mentira, de casamento de crente com descrente, e de muitas outras coisas. E temos alguns princípios gerais sobre cuidar do nosso corpo pois é o templo do espirito santo. Então se eu sei dessas coisas eu vou buscar tomar minhas decisões pensando se elas podem me levar a desobedecer a Deus em alguns desses princípios.

3- Agora que eu já estou com o coração disposto a obedecer aquilo que eu conheço da palavra de Deus, eu devo depender dela a da oração para conhecer a vontade de Deus. Muitos homens do passado, quando tinham que decidir algo, eles iam até a presença de Deus para saber o que fazer. Salomão pediu a Deus sabedoria para saber resolver os problemas que teria em seu reino. Deus nos diz que se pedirmos ele nos dá, pois ele quer nos dar a direção para fazermos o certo (Tg 1:5). Através da oração, Deus nos direciona pelo caminho certo e nos livra dos perigos. Antes de tomar qualquer decisão, busque a face de Deus em oração.

4- Por fim devemos ter uma percepção certa das coisas que estão acontecendo. Depois que você abriu seu coração para a palavra de Deus e em oração buscou a Deus, esta na hora de esperar nele para que ele te mostre o que fazer. Deus nos mostra aos poucos as coisas que devemos fazer. É passo a passo que ele vai mostrar o que fazer. Quando você espera no Senhor ele te dá uma convicção no intimo que confirmará sua decisão. Ele usa seu espirito para fazer você descansar naquela decisão tomada e não te deixar pesaroso e pensando que fez algo errado. Mas devemos tomar cuidado, pois se você não observou a palavra e não orou sobre o assunto, você pode ser levado por emoção e tomar decisão errada. Você só saberá a vontade de Deus se estiver em comunhão com ele através da bíblia e da oração. Lembre que sua vontade deve ser deixada de lado para glória de Deus. Ele pode usar evidencias externas para te ajudar a ver que você esta fazendo o certo. Ele pode usar alguém para te ajudar e te aconselhar a tomas a decisão correta.

Todas essas atitudes devem ser tomadas com compreensão. Devemos usar a cabeça e pesar tudo para podermos chegar na conclusão certa para fazermos a vontade de Deus. Então quando você tiver que decidir algo e quer fazer isso para glória de Deus, tenha um coração submisso, busque a palavra de Deus, ore e espere nele que ele vai te ajudar a fazer a escolha certa e gozar da boa, perfeita e agradável vontade dele.

Que Deus dirija sua vida e suas decisões e que você busca a cada dia conhecer a vontade de Deus para sua vida.

Não há fracasso na vontade de Deus e não há sucesso fora dela”

(estudo tirado do livro problemas do jovem crente/imprensa Batista Regular)

de uma pequena aprendiz…=]

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s