
A sabedoria é um assunto importante e que merece nossa atenção. Temos na bíblia, um livro inteiro, voltado a esse assunto. Provérbios nos da vários conselhos de sabedoria e nos ensina que a Temor ao Senhor é o principio da sabedoria. Então, podemos concluir que o crente é sábio porque teme a Deus, e precisa crescer em sabedoria durante o seu tempo de sua peregrinação.
Como já comentei em outros textos aqui no blog, estávamos estudando o livro da Jen Wilkin – Renovadas – sobre os atributos de Deus e o último que vimos, foi sobre a sabedoria. A autora fala como Deus é sabia. Ele é perfeitamente e totalmente sábio. Isso porque ele sempre toma decisões perfeitas. Ele é conhecedor de todas as coisas e sabe sempre o que é melhor. Sua sabedoria vai além do que podemos compreender. Ela nunca aumenta ou diminui. É um fato Deus ser Sábio.
Agora, antes de falarmos sobre como sermos sábios como nosso Senhor é, temos que entender o que é ter sabedoria.
Sabedoria é tomar a melhor decisão com base no conhecimento que possui.
Uma pessoa sabia tem conhecimento. Não podemos tomar boas decisões se não soubermos das coisas. A sabedoria é importante mas precisamos buscar o conhecimento.
A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
Provérbios 4:7
Na bíblia temos um exemplo bem conhecido de alguém que pediu por sabedoria e pode usá-la por ter conhecimento. Salomão foi o Rei e homem mais sábio que o mundo conheceu. Antes mesmo de pedir a Deus por sabedoria para governar a nação de Israel, ele já foi sábio, só de fazer esse pedido. Deus deu a ele a sabedoria para lidar com as coisas e logo, ele pode usá-la com aquele caso das mulheres e o bebê. Salomão ouviu o relato delas e por ter conhecimento do amor que uma mãe tem por seu filho, ele deu aquela ordem, sabendo que a verdadeira mãe preferiria ficar sem o filho, a vê-lo morrer.
Percebe, como o conhecimento o fez sábio naquela ocasião? Sem o conhecimento e entendimento, não poderemos pensar e agir com sabedoria. Mas, quando estamos buscando por conhecimento, precisamos também pedir ao Senhor que nos de sabedoria. Jesus nos ensina a pedir, porque Ele pode nos dar tudo.
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
Mateus 7:7,8
Em Tiago também encontramos a ordem de pedir por sabedoria quando estamos passando por dias difíceis.
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Tiago 1:5
A sabedoria está ao alcance de um pedido em oração, e tem que ser feita continuamente. Não busque a sabedoria que vem do mundo, pois ela na verdade, é loucura. Ela é egoísta, altiva e busca aprovação dos homens e não de Deus. Qualquer pensamento, ação ou palavra que comprometa nossa capacidade de amar a Deus e ao próximo, vem do mundo e é loucura. Porem, a sabedoria que vem do alto é primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.(Tiago 3:17).
Peça e viva com sabedoria. Quando formos sábios, reconheceremos nosso pecados, confessaremos ao Senhor e teremos temor ao seu nome. Quando formos sábios, fugiremos do pecado e da tentação. Quando formos sábios, não negligenciaremos a palavra de Deus, pois é através dela que teremos discernimento do que é bom e mal, do que convêm e de como podemos viver, imitando ao Senhor Jesus para glória do Deus Pai. Podemos e devemos viver com sabedoria aqui, pois o Espirito de Deus nos auxilia nesse propósito. A vontade de Deus para nós é que sejamos sábios conforme ele é sábio.
Que esse post edifique sua vida. Até o próximo.
(Este post foi inspirado no capítulo 10 do livro Renovadas – da Jen Wilkin. Para adquirir o livro, clique aqui)