aprendendo

A fé no livro de Daniel

Todos os crentes devem ter um livro ou algum irmão do passado em que se espelha muito ou gosta muito de ver como eles viveram e agiram durante sua vida aqui na Terra. Eu gosto muito de Ester e de Daniel também e é sobre esse homem e de seus amigos que vamos falar um pouco hoje.

Nós podemos dividir o livro do Daniel em 2 partes: a que relata os acontecidos da vida e do tempo que ele viveu(cap. 1-6) e das visões que ele teve (cap. 7-12). Nesses 6 capítulos que mostra a vida de Daniel e seus amigos nós podemos ver algumas marcas de fé bem evidentes e que nos ensinam muito.

1- Nesse capítulo nós vemos a base da fé: Obediência! Quando Daniel, Hananias, Misael e Azarias chegaram na Babilônia para aprender sobre a linguá e os curtumes daquele povo, eles foram submetidos a comer das iguarias do Rei, mas eles resolveram firmemente não se contaminar com aquelas iguarias e assim comeram outra comida e com essa atitude agradaram a Deus. Eles obedeceram mesmo sem ninguém por perto para ver se estavam fazendo o que era certo o errado. Eles o fizeram para agradar a Deus e o Senhor os honrou por terem aquela atitude(vs 8,9). Quando a fé é verdadeira ela obedece em qualquer circunstancias.

2- Nesse capítulo vemos a glória da fé. O Rei Nabucodonosor teve um sonho que o pertubou e queria muito saber seu significado. Ele buscou todos os magos e adivinhos que tinham no reino para saber o que significava aquilo que ele havia sonhado, mas eles tinham que saber qual era o sonho e o significado sem que o rei dissesse uma palavra. Era algo impossível para qualquer homem e ai vemos a atitude de um home de fé. Ele pediu a seus amigos que orassem e pedissem a Deus misericórdia para saber sobre o sonho e a interpretação pois se ninguém o fizesse o rei iria mandar matar todos os magos, sábios e adivinhos do reino aos quais Daniel e seus amigos faziam parte. Daniel também orou ao Senhor e ele respondeu dando a Daniel o sonho e sua interpretação. Daniel buscou em seu Deus misericordioso e que faz coisas que ao homem é impossível (vs 20-23). Quando a fé é verdadeira ela busca na única fonte de poder que tem a sua frente e no único Deus verdadeiro e milagroso.

3-  Nesse capítulo nós vemos que a fé vê o invisível. O Rei, depois de ter seu sonho interpretado, resolve erguer uma estatua de ouro e fazer com que todos adorem ela se prostrando. Aqui nós vemos somente Hananias, Misael e Azarias que tinham recebido os nomes de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego negarem adorar aquela imagem, pois pela fé só adoram a Deus. O Rei ficou furioso em saber por alguns homens que eles não quiseram adorar e os ameaçou de morte para o fazerem e ainda assim eles negaram. Quando foram postos dentro da fornalha, o próprio Cristo apareceu no meio deles e quando o rei viu aquilo se espantou e mandou que saíssem de lá. Eles não sofreram nenhuma queimadura e com aquele acontecimento o rei pode conhecer o Deus que eles adoravam. A fé verdadeira não segue as multidões, ela age na verdade de Deus e com coragem( vs 17,18,24-30).

4- Nesse capitulo vemos a conquista da fé. Deus mostra a Nabucodonosor sua gloria e poder. Deus mostra a ele que tudo o que ele tinha veio pertencia a Deus e que ele era apensas um homem pequeno e fraco perante o altíssimo. Deus levou o rei ao pó para que ele reconhecesse sua fraqueza e assim pudesse glorificar a Deus. A fé verdadeira tem em vista a gloria de Deus por mais dolorido que isso possa ser para que uma pessoa reconheça que só Deus é glorioso (vs 28-37).

5- Nesse capítulo nós vemos que a fé denuncia. O Filho do rei Nabucodonosor que agora era o Rei estava festejando em seu palácio e usando os utensílios sagrados do templo que estava na Babilônia para sua festa profana contra Deus. Ali, no meio da alegria veio a mão de juízo de Deus mostrando que ele seria derrotado e seu reino dividido, e foi o que aconteceu naquela mesma noite. A verdadeira fé denuncia aqueles que brincam e zombam com as coisas de Deus (vs 22-23,30).

6- Por fim, nesse capítulo vemos que a fé age misteriosamente. Daniel fazia suas orações todos os dias e alguns homens querendo encontrar alguma ocasião contra ele, fizeram um decreto que era proibido orar durante o período de 30 dias e como Daniel era fiel, ele não deixou de orar e isso o levou a ser lançado na cova dos leões. O próprio rei ficou com um grande pesar em fazer aquilo com Daniel, porem não pode livra-lo. Mas nós vemos Deus atuando novamente e fechando a boca dos leões e deixando Daniel seguro durante todo o tempo que esteve ali. Deus sempre providencia o necessário para guardar e livrar aqueles que verdadeiramente tem fé em seu nome.

Em todos esses capítulos nós vemos uma grande manifestação de fé verdadeira de nossos irmãos do passado. Eu fico pensando se eu teria as mesmas atitudes daqueles homens e peço para que Deus possa a cada dia fortalecer minha fé e confiança nele que é maravilhoso para que eu viva uma vida e uma fé como a que aprendi com esse livro de Daneil.

Que Deus possa nos ensinar assim como ele fez com Daniel, Hananias, Misael e Azaria e que nossa fé cresça mais e mais. Glórias e honra ao Senhor!!

(Esse texto foi baseado em um estudo que ouvi a algum tempo atrás na igreja)

ate o próximo post…,☺️

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s