aprendendo

Oração na vida missionária

Você já parou para se perguntar sobre a importância da oração na obra missionária? Não? Então eu quero te convidar para juntos fazermos uma reflexão sobre esse tema.

Primeiramente, devemos nos lembrar que o tema oração é um tema que perpassa toda a Bíblia, indo do Antigo ao Novo Testamento, nos trazendo a confirmação de que Deus ouve e responde súplicas. Mas como podemos ver a oração se fazendo presente na obra missionária?

Vamos começar com o nosso maior exemplo de oração na Bíblia: Jesus Cristo. Em João capítulo 17, capítulo conhecido como o da oração sacerdotal de Jesus, vemos Jesus orar ao Pai pedindo que seus discípulos fossem aperfeiçoados na unidade e fossem um, assim como Ele e o Pai são um, e assim, através da unidade da igreja, o mundo cresse que Jesus é o enviado do Pai. Vemos que antes mesmo de Jesus entregar a missão à igreja de ir ao mundo e anunciar Seu evangelho, Ele mesmo orou para que essa missão fosse bem-sucedida. A intercessão de Jesus tem acompanhado a igreja desde então.

Agora vamos falar sobre como Paulo abordou o tema da oração em sua vida missionária.

Na epístola aos Romanos (cap. 15. 30 – 33), Paulo pede orações de livramento para que o serviço de sustento que desejava fazer em Jerusalém fosse bem sucedido. Ele ainda afirma que a oração é uma forma dos cristãos de Roma se engajarem no combate juntamente com Ele. A oração engaja no combate aqueles ficam e fortalece aqueles que vão.

Já em sua segunda epístola aos Coríntios (cap. 1. 11), Paulo explica que necessitava da ajuda dos cristãos em Corínto através da oração para que continuasse recebendo livramento de Deus em suas viagens, e para que através disso mais pessoas pudessem render graças a Deus a respeito dele e daqueles que com ele viajavam.

Na epístola aos Efésios (cap. 6. 17 – 20), Paulo pede que os cristãos de Éfeso orem para que Deus coloque em seus lábios a palavra correta para que ele possa com ousadia fazer conhecido o mistério do evangelho. De forma semelhante, em Colossenses (cap 4. 3 – 4), Paulo pede que os cristãos de Colossos orem para que Deus conceda oportunidades para que ele possa proclamar o evangelho da forma como ele deveria fazer.

Já em Filipenses (1.19) e 2Tessalonicenses (3. 1 – 2), Paulo pede por orações de libertação e livramento. Ele deixa claro que, além de necessitar da provisão do Espírito Santo, ele também necessitava das orações dos cristãos para que fosse liberto das cadeias em que se encontrava. Semelhantemente, ele pedia orações para que fosse livre homens perversos e o evangelho continuasse sendo propagado.
Vemos diante disso que um homem tão poderoso como Paulo dependia das orações da igreja para o sucesso da sua missão. Aprendemos com isso que o missionário, mesmo sendo apenas uma pessoa, ele é acompanhado por muitos irmãos no combate pela fé através da oração. A Igreja de Cristo é um corpo unido, em que, mesmo que os membros tenham diferentes funções, todos trabalham pelo êxito na missão que cada um foi chamado. Paulo demonstrou isso claramente ao pedir orações e mostrar a importância delas em seu ministério.

Por fim, temos uma palavra de encorajamento trazida não por Paulo, mas por Tiago, afirmando que a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Que essa reflexão sirva para nos despertar para o nosso dever de orar pelo cumprimento da missão entregue por Cristo à sua Igreja. Portanto, se esforce para orar constantemente pelos missionários espalhados pelo mundo inteiro, tanto aqueles que estão perto quanto aqueles que estão longe. Peça incessantemente que o Senhor supra suas necessidades e que coloque em seus lábios a Palavra do evangelho para que eles preguem com toda a intrepidez. Suplique para que, assim como em Atos (4. 29-31), o Senhor estenda Sua mão para fazer curas, sinais e prodígios enquanto eles pregam o evangelho de Cristo.

Até o próximo post…

Texto: Bruno Mota

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s