aprendendo

As amáveis ordens do Senhor

Sabemos que nosso Deus é nosso Senhor e Rei. Ele nos deixou sua palavra e nela nós encontramos algumas ordens a serem seguidas. Muitas delas nos capacitam para ter uma vida cristã saudável e nos aproxima daquilo que o Senhor quer de nós.
Hoje gostaria de focar em 1 Pedro 5:6-11, onde encontramos alguns imperativos e princípios a seguir.

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte,
lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.
Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.
A Ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém! 1 Pedro 5:6-11

No versículo 6, encontramos a ordem: Humilhai-vos! Devemos ter essa postura diariamente, lembrando que estamos debaixo das mãos de Deus. Essa mão é a que cuida de nós e nos ampara. A humilhação é necessária no viver do crente, pois ele deve reconhecer que Deus é soberano e está no controle de tudo e nós somos frágeis e pequenos perante ele.
No versículo 7, temos a ordem de Lançar sobre ele nossas ansiedades. O motivo é maravilhoso: porque ele tem cuidado de vós. Devemos colocar tudo nas mãos do Senhor. Ele é quem reina e pode nos ouvir e nos suprir as ansiedades. Ele nos deu seu Filho, e com o Senhor temos bençãos sem medida. Devemos descansar nesse maravilhoso Deus que faz tudo cooperar para o nosso bem ( Samos 55:22, Romanos 8:28 e 32, Mateus 6:25).
No próximo versículo, temos duas ordens: Sede Sóbrios e vigilantes. Essa ordem é dada porque nós temos um inimigo. Esse inimigo nunca descansa ou desiste. Ele fica sempre a nos observar e espera uma oportunidade de nos fazer pecar contra nosso Deus. Esse inimigo é o diabo. Não devemos deixar que o tentador nos leve a prática do mal. Portanto devemos ficar alertas e sempre prontos para esses ataques.
Também encontramos a ordem de Resisti-lhe firmes na fé. Se estivermos sóbrios e vigilantes, seremos capazes de resistir as investidas do diabo. A resistência deve ser feita na fé. Devemos tomar o escudo da fé e a palavra de Deus e assim vencer esse mal (Efésios 6:16-17, Tiago 4:7). Ainda nesse versículo vemos que é uma luta que todos os filhos de Deus enfrentam.
Por fim, nós vemos uma maravilhosa ação de Deus em nossas vidas. Ele diz que nós somos chamadas a sua eterna glória, e depois de enfrentar um sofrimento breve, ele nos aperfeiçoará, firmará, fortificará e fundamentará. O sofrimento não poderá ser evitado por nós, pois é através dele que Deus realiza sua obra em nós, e que obra maravilhosa.
Ele nos aperfeiçoa: ele ajuda a melhorar nossa caráter cristão.
Ele nos firma: o sofrimento vem nos ajudar a firmar nossa vida no Senhor. Nos ajuda a aceitar tudo o que ele nos faz como bom.
Ele nos fortificará: Dará forças para a luta. Nos tira da zona de conforto, e nos habilita para enfrentar a luta.
Ele nos fundamentará: depois do sofrimento podemos descansar firmes na rocha que é o Senhor. Quem está na rocha permanece firme (Mateus 7:24).
Essas coisas, o Senhor opera depois de passarmos pelo sofrimento. Então devemos sempre agradecer ao Senhor, porque ele está cuidando de nós e nos moldando a sua imagem. Recentemente li um livro da autora Elizabeth Elliot, chamado o sofrimento mundano é em vão, e aprendi muito sobre como Deus fala conosco nos tempos difíceis e como devemos lembrar que somos filhos amados e que não estamos a mercê do acaso.

A bíblia deve ser nosso guia, e nós devemos ter essas ordens do Senhor, clara em nossas mentes porque é através dela que Deus opera em nós e nos capacita a viver para sua glória.
Que o Senhor nos ajude e guie.

Até o proximo post.

As. Virginia =]

(Texto baseado em um estudo que ouvi na igreja o ano passado)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s