Eu comecei minha leitura cronológica do novo testamento hoje e o primeiro livro da leitura foi Lucas 1 e João 1:1-14.
No capitulo 1 de Lucas, nós temos o relado de como foi o nascimento de João Batista e também de quando o Anjo Gabriel anuncia a Maria que ela seria a mãe de Jesus. Vemos o anjo aparecendo para esses dois servos de Deus e vemos então a atitude de Maria em relação aquela visita e a aquela noticia.
Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. Lucas 1:38
Queria destacar esse versículo da leitura de hoje.
Maria estava noiva de José, e era uma moça virgem. Quando o anjo aparece a ela e fala: “Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. (Lc 1 :28)”, ela fica agitada e sem entender o que estava acontecendo aquele momento. O anjo de Deus então conversa com ela e diz que ela tinha sido escolhida pela graça de Deus para ser a mulher que traria o messias ao mundo e que ela engravidaria através do espirito Santo. Sem duvidas Maria ficou assustada e pode até ter ficado com medo das consequências que aconteceriam; pois ela era uma moça que ainda não havia se casado, e pela lei, ela poderia ser apedrejada por engravidar antes do casamento. Mas nós vemos que depois que ela ouve tudo o que o anjo fala pra ela, inclusive anunciando que sua prima estéril também estava esperando um filho em sua velhice e vendo que para Deus não há impossíveis, ela como uma serva humilde se coloca a disposição do Senhor dizendo: Eis aqui a serva do Senhor. Vemos que ela pode ter sentido medo e insegurança, mas ela sabia que aquilo vinha de Deus e que era o proposito dele para vida dela. Ela pede então para que se cumpra em sua vida aquelas palavra trazidas pelo anjo e o proposito de Deus para aquele momento em sua vida.
Maria foi uma mulher corajosa e nos ensina a ser assim, porque muitas vezes nós não entendemos os propósitos de Deus e sentimos medo e insegurança, mas se aquilo é claramente o que a palavra diz que devemos fazer e o modo como devemos agir e viver em certos momentos da vida, nós devemos nos colocar a disposição do Senhor e dizer: Eis-me aqui. Nós somos servas do Senhor; estamos aqui para servi-lo e para fazer a vontade dela e não a nossa. Devemos nos colocar como Maria se colocou perante o Senhor para que ele possa cumprir em nossas vidas o que a sua palavra diz. Devemos fazer isso com confiança, fidelidade e com adoração, porque certamente será para benção em nossa vida.
Depois de dispor sua vida para fazer a vontade de Deus, Maria pode adorar ao Senhor com um cântico cheio de gratidão, louvando e engrandecendo a Deus. Ela exclama que seu espirito estava alegre em Deus, seu salvador e ainda diz:
Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome.
E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. Lc 1:49-50
Que nós possamos ser como Maria e nos colocarmos a disposição de Deus, nos colocarmos como servas mesmo e orar pedindo para que Deus cumpra em nós a palavra dele para que ele seja exaltado e glorificado. Que nós também possamos ter essa alegria, de podermos ser usadas por Deus para seus propósitos em nós e na vida de todos ao nosso redor.
Que o Senhor nos ajude a termos essa atitude todos os dias em relação ao Senhor e sua palavra.
Até o próximo post…=]
Aprendendo do Senhor…
Clique no link para ler um pouco sobre mulheres da biblia