aprendendo

3 coisas que aprendi com José

lendo
Mais um ano começou e eu iniciei minha leitura anual da Bíblia. Sem duvidas temos muito que aprender de Deus e seu agir como o homem através dessa leitura diária e eu gostaria de compartilhar com vocês 3 coisas que aprendi lendo sobre a vida de José.
Falando de forma resumida, José foi filho de Jacó e Raquel, teve 11 irmão que o invejavam, foi vendido por esses irmãos para uma terra estranha para ser escravo e Deus o fez sábio para governar e livrar sua família e uma nações inteira da morte pela fome que viria.
O que eu aprendi com esse relato bíblico:

  1.  As pessoas viam que o Senhor era com José. Quando ele foi vendido para Potifar no Egito, José comandou a casa toda daquele grande homem e fazia tudo da melhor forma. Quando foi preso injustamente ele também trabalhou na prisão e foi o melhor no que fez. José sempre era bem sucedido em seus trabalhos porque o Senhor era com ele. Deus o capacitou e guiou em todo o seu caminho naquela terra distante. Ele era apenas um jovem quando foi ser escravo longe de tudo e todos que conhecia mas o Senhor era com ele em tudo o que fazia. Podemos ver que José temia e amava a Deus e as pessoas podiam ver isso em seu serviço ao próximo. José manteve seu caráter naquela terra assim como Daniel e seus amigos. Vemos que Deus nunca abandonou seu filho e isso serve de lição para nós hoje. Podemos confiar que Deus esta nos guiando se assim como José permanecermos na verdade.
  2. José reconheceu a mão de Deus em sua vida. Quando ele reencontra seus irmãos, José diz para eles não temerem pelo que tinham feito no passado, pois foi Deus que o levou até aquele lugar para interpretar os sonhos do Faraó e assim ajudar a livrar nações da fome. José entendeu que tudo aquilo tinha que acontecer porque Deus o queria levar até aquele lugar. Deus já havia mostrado a José em sonho que ele seria adorado por seus irmão e isso se realizou ali no Egito. Devemos lembrar que Deus é soberano e que todos os dias do seus filhos já estão escritos por ele. Devemos reconhecer que nada sai do controle de Deus e que ele nos coloca em lugares difíceis as vezes mas é por um propósito que algum dia entenderemos.  José reconheceu isso e nós também podemos nos alegrar em saber que nosso Deus não falha.
  3. José perdoou. Acho que uma coisa difícil para o ser humano é o perdão. José era invejado pelos irmãos quando mais novo, foi vendido como um qualquer por sua própria família e mesmo assim quando reencontrou seus irmão chorou de alegria por revê-los e os trouxe para junto de si. José deu terras e cuidou da sua família até o fim de sua vida. Como ele reconheceu a mão de Deus em sua vida, ele pode perdoar seus irmão e viver em comunhão com eles depois de muito tempo. Por sermos pecadores orgulhosos, perdoar não nossa atitude preferida da vida. Muitas vezes desejamos o mal a quem nos fere e maltrata, mas assim como José, pela graça e perdão que recebemos de Cristo na cruz, somos capaz de perdoar e viver em paz com nosso próximo.

Eu amo muito esse relato bíblico da vida desse homem de Deus e desejo me espelhar nessas e em outras atitudes dele para viver e agradar a Deus a cada dia. Podemos afirmar que José foi um homem de Deus usado para ser aquele que esta lá com demais irmãos no céu sendo nossa grande nuvem de testemunha como diz em hebreu.
Que Deus nos ajude a conhece-lo e glorifica-lo a cada dia através da sua palavra revelada a nós.
Agora eu quero saber, que irmão do passado te ensinou alguma coisa que você esta tentando colocar em pratica hoje em sua vida? Me conta um pouco nos comentário que eu vou adorar saber.

Até o próximo post

Aprendendo do Senhor…=]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s