“Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.” (Jo 42:5)
Leitura biblica João 1:29-34
Quantas pessoas você conhece? A pergunta parece simples, mas imediatamente surge outra: de que tipo de “conhecido” estamos falando? Ao longo da vida temos contato com inúmeras pessoas, com as quais temos todo tipo de relacionamento, do mais superficial ao mais intimo possível.Assim, a lista fica enorme e acabamos organizando as pessoas de acordo com a profundidade do nosso relacionamento: vizinho, colega, amigo, irmão, parceiro,etc.
Vamos adiante: você pode contar Deus entre seus “conhecidos”? Em qual dessas “subcategorias” ele acabaria entrando? Se ele aparecesse na sua frente, você o reconheceria? Ou ficaria com aquela expressão vaga de “eu conheço você de algum lugar, mas não sei de onde… ?”
Na leitura de hoje, João Batista vê Jesus se aproximando e logo o identifica. Para ele, não há nenhuma dúvida. No entanto, logo em seguida o mesmo João confessa: não saberia quem Jesus é se não tivesse recebido antes uma dica para conhece-lo.
Para conhecer alguém é preciso conversar com essa pessoa, ouvir o que pensa e sente. Com Deus é a mesmo coisa. Os pensamentos e os sentimentos de Deus estão revelados na Bíblia. Basta ler com atenção. É nela que o Senhor abre seu coração para nós, revelando tudo o que há para saber sobre ele. Não há como sair de mãos vazias quando quando se lê a Palavra de Deus, pois o Senhor mesmo diz:”…quem me procura, me encontra ” (pv 8:17b). O versículo em destaque foi extraído do final do livro de Jó. Esse homem fiel a Deus foi obrigado a reconhecer que mesmo ele, em toda a sua integridade, ainda não conhecia Deus de forma correta. Ele só chegou a esse conhecimento depois de realmente prestar atenção ao que Deus tinha a dizer (cap. 38-41 de Jó). Felizmente nunca é tarde para começar. Vamos lá? – DK
Presente diário 18 – 18 de Janeiro
um ótimo final de semana a todos!!
Aprendendo e conhecendo ao Senhor…=]