aprendendo

Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração!

coracao-de-pedra

Hoje gostaria de falar um pouco sobre o que esse versículo tem a nos dizer. Ele esta em Hebreus 4:7b e nos diz: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.” Para compreendermos bem o que ele nos diz e de forma mais completa, vamos separa-lo em 3 pontos.

1-Vamos começar com essa frase: “se ouvirdes a sua voz”. Eu seu que ela esta depois do “hoje” no versículo, mas mesmo assim vamos falar dela primeiro, ok?!!

Você já parou para pensar que muitas pessoas nesse mundo nunca ouviram a palavra de Deus? Muitos nunca viram uma bíblia e nem tiveram alguém por perto que tivesse o conhecimento da bíblia para compartilhar. Nós que a temos em nossas casas somos muito privilegiados por Deus. Nós podemos abri-la e ouvir o que Ele tem a nos dizer todos os dias. Ele sempre se comunica com sua palavra pois é seu documento. Nunca ouvimos a voz direta de Deus pois não aguentaríamos ficar na presença de um Deus tão santo e perfeito. Ele sempre falou com seu povo através da sua palavra e algumas vezes usou seus servos. Apesar de usar seus servos fieis, a palavra dele vem falar diretamente conosco. É o próprio Cristo falando (Hb 1:1,2). Isso é um enorme privilégio para nós e é algo que deve nos trazer muita alegria pois é a presença de Deus conosco o tempo todo. Mas não adianta nada se temos a palavra dele e a deixamos de lado e fechada em nossa casa. Ele só vai falar se você abrir o livro, ler e aplicar o que esta escrito ali, senão ela sera apenas um objeto de superstição que vamos levar de um lado para o outro sem ver seu real valor. Então não deixe esse privilégio de lado e atente para o que o Senhor esta falando para você.

2- Nessa segunda parte vamos ver sobre o tempo que o Senhor fala: Hoje.

Nós sabemos que o tempo de Deus não é igual ao nosso tempo. Sabemos que para Ele não existe ontem e amanhã pois ele não dorme(Sl 121:3-4) como nós para encerrar um dia e começar outro. Para o Senhor o tempo é sempre presente, é sempre hoje. Ele fala através da bíblia todos os dias e nos fala em amor, misericórdia, advertência, graça, etc. Todos os dias ele nos fala e nos mostra o caminho de devemos seguir. Ele nos mostra a verdade e guia em tudo o que temos que fazer. Ele não para de nos instruir e nos ajudar. Isso só acontece se nós endurecemos o coração. Se você não quer ouvir e não dá bola para as palavras que o Senhor tem para te dizer, ele para de falar com você. Então não rejeite o hoje do Senhor pois precisamos dele a cada momento do nosso dia para nos proteger e dirigir em tudo nesse mundo mal e perigoso!

3- E por fim vemos uma ordem : “não endureçais o vosso coração”.

Vamos ver alguns dos motivos pelo qual nós fazemos isso contra Deus:

Por orgulho: achamos que somos intelectuais e não precismos ouvir, ou que temos tudo o que precisamos como dinheiro, amigos, talentos, etc…!Isso é perigoso pois na vida cristã não tem lugar para orgulho. Devemos viver uma vida de confissão, de humildade e de dependência de Deus. Se tem orgulho então Deus pode retirar a palavra dele de nossas vidas.

Por amor ao mundo: Deus nos quer totalmente para Ele. Na palavra dele vemos que o espirito que habita em nós sente ciúmes. Deus nos comprou por um alto preço na cruz e nós devemos amar somente a Ele e não as coisas passageiras desse mundo. O mundo é inimigo de Deus e não tem como amar a dois senhores.

Por arrependimento sem mudança: Aquele arrependimento que só é emocional e momentâneo. Aquele arrependimento que não nos leva a mudança, que não vem de Deus com força para nos fazer lutar compra o pecado.

Por resistirmos o Espirito Santo de Deus: Nós temos em nós o Espirito Santo que nos ensina o caminho, que nos faz entender as coisas de Deus e se nós o rejeitamos e não queremos ouvir as suas instruções, nosso coração esta endurecendo perante Deus.

Por desculpas que usamos: Quando arrumamos desculpas para não ir a igreja, não orar, não ler a bíblia. Geralmente usamos um parente, um filho, um trabalho e outros para não fazer aquilo que devemos em gratidão ao que Cristo fez por nós. Queremos controlar nossa vidas sem a presença de Deus quando agimos assim e isso mostra uma incredulidade na vida.

Quando nós endurecemos nosso coração por qualquer motivo listado a cima ou não, estamos em grande perigo pois Deus pode endurecer o coração para sempre. Você lembra do Faraó quando Moisés e Arão foram até ele pedir para que ele deixasse o povo de Israel ir para a terra prometida? A bíblia diz que Faraó endureceu o coração algumas vezes depois de ver as pragas que Deus enviou, mas por fim foi Deus que endureceu o coração do Faraó e isso o levou a sua morte nas profundezas do mar vermelho. Assim como Faraó, muitas pessoas brincam com Deus endurecendo o coração e não percebem que isso está levando ela para seu fim. Quando Deus tranca o coração não tem como destrancar assim como ele fez com a arca nos tempo de Noé. Ele tranca e a pessoa vai para o mundo e suas paixões assim como Caim e a mulher de Ló.

Mas para aqueles que tem endurecido o coração ainda há uma solução, uma esperança. Nós temos um Deus que quebra corações endurecidos pela sua graça. Ele faz isso através do cenário da cruz. Tudo o que Cristo viveu e sofreu aqui nesse mundo foi por amor ao seu povo. Foi para mostrar que Ele tem poder para quebrar corações. Ele deixou sua glória, majestade, trono, privilégios no céu para ser tentado aqui nesse mundo até a endurecer seu coração contra Deus com as investidas de satanás no deserto oferecendo a ele os reinos do mundo, por Pedro que disse para ele não ir até a cruz e pelo pavor da morte que estava próximo dele. Mas ele não fez isso, pois seu amor e obediência a voz de Deus foi mais que tudo. (Hb 12:2)

Então se você esta ouvindo essa voz de amor de Deus falando com você hoje, não endureça o seu coração. Ouça com atenção e se arrependa dos motivos pelo qual seu coração pode estar endurecido. Quando há um quebrantamento em seu coração, grandes coisas acontecem em sua vida e em sua volta. Que Deus seja louvado por sua gloria e poder!

(Esse texto foi baseado em um estudo que ouvi em minha igreja do Pr. Davi Sena)

uma semana abençoada!

de uma pequena aprendiz…=]

Publicidade

9 comentários em “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração!”

  1. Foi ótimo ler esse texto da bíblia ,nai devemos peite que situações em nossa vida ,nos afaste da presença de Deus,e devemos ter cuidado pra que nosso coração não seja tao cruel e endureça ,por sircustancias da vida ,amém

    1. Excelente explanação, pontuando enfaticamente os motivos de endurecimento do coração e suas consequências.

  2. Deus é amor eterno. Ele nos ama incondicionalmente e só quer nossa gratidão!! Louvado seja o nome do Senhor Jesus

  3. MARAVILHOSA ESSA REFLEXÃO dessa palavra de exortação a santidade aqui na terra e a salvação.
    Que Deus te abençoe e continue te usando a cada dia, em o nome de Jesus Cristo. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s