aprendendo

Testemunhas no sofrimento

imagem do livrinho
imagem do livrinho

Olá pessoal, tudo bem?

No post de hoje vou falar um pouco do assunto de uma lição que deu na escola dominical a algum tempo. Eu pensei em gravar um vídeo falando, mas decidi escrever mesmo.

Estamos estudando o livro de Atos e vendo como a igreja começou e sobre as viagens missionárias de Paulo. Na lição 7 é relatada a passagem do capítulo 16 onde Paulo e Silas estão levando o evangelho para muitas cidades e conta o que aconteceu na cidade de Filipos. Nessa cidade, uma mulher chamada Lídia se converte e Paulo retira um espirito de adivinhação de uma mulher. Como essa mulher era escrava e dava lucro para seus senhores fazendo as adivinhações, Paulo e Silas são acusados de causar problemas na cidade(vs. 21) e por causa disso são açoitados e presos.

Ai então, vemos uma grande lição para nossas vidas: depois de apanharem em praça pública e serem presos sem motivo, nosso irmão dão um grande testemunho de confiança e amor ao trabalho do Senhor. Eles estavam jogados em uma prisão, presos com os pés em madeiras e com as feridas abertas em seus corpos mas ainda assim eles estavam louvando ao Senhor com hinos e orando (vs. 25). Quando dei essa lição aos alunos, fiquei pensando no quando aqueles homens estavam com seus corações ligados ao Senhor e apesar de todo o sofrimento que estavam passando, eles podiam cantar e orar. Eles sabiam que era necessário aquele sofrimento, para no futuro alcançar a grande recompensa que Deus assim prometeu como ele já tinha mencionado em Atos 14:22. Pensei também no quanto somos fracos quando estamos passando por dificuldades. Muitas vezes nós só reclamamos dos acontecimentos e eles são tão pequenos comparados as perseguições que os irmão sofreram no passado e que muitos ainda sofrem hoje. Nós não pensamos em cantar hinos demostrando nossa confiança no Senhor do universo, que tem controle de tudo em suas mãos e não oramos pedindo e até mesmo agradecendo as situações de sofrimento que passamos, pois elas nos fazem crescer e fortalece nossa vida ruma os lar eterno. Devemos olhar para esses irmão e buscar a graça da Deus para termos a mesma atitude que eles tiveram naquele momento pois aquilo trouxe salvação.

O testemunho daqueles irmãos foi ouvido por todos os presos e pelo carcereiro que, após ver o poder de Deus mandando o terremoto para livrar Paulo e Silas, os acolheu em sua casa e queria saber o que fazer para ser salvo. A bíblia nos diz que Paulo pregou na casa do carcereiro e ele e sua família creram em Cristo como Senhor e Salvador e foram batizados (vs 32,33).

Deus nos usa de várias formas para mostrar que nossas vidas nele é diferente e feliz. Deus usou aquele momento de dor e perseguição para que eles testemunhassem sua fé em Cristo e o carcereiro e sua família fosse salva. Ele pode usar momentos assim em sua vida para que pessoas possam ver sua fé firme e sua confiança em Cristo e assim eles também venham fazer parte da família de Deus. Então, não deixe de crer e descansar no Senhor quanto o sofrimento chegar, pois sua vida pode ser usada para o bem da alma de seus amigos, vizinhos e parentes. Eu sei que não é fácil cantar em tempo de tristeza, mas nós somos vitoriosos no Senhor e nesses momentos devemos nos apegar mais a Ele e descansar sem seu amor e misericórdia por nós.

Espero em Cristo que nossas vidas possam demostrar isso a cada dia, na tristeza e na alegria sempre testemunhando do Senhor em tudo. Deus abençoe a vida de cada um….

(obs: o capitulo 16 termina contando que Paulo e Silas foram libertos pelos magistrados, que ficaram com medo que eles os acusassem por eles não terem levado a julgamento aquele caso, pois eles eram cidadãos romanos. Então eles pedem para que eles saim da cidade e Paulo e Silas ficam um tempo na casa de Lídia e depois continuam sua viagem indo para Tessalônica.)

Até o próximo post.

de uma pequena aprendiz…=]

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s