
Olá pessoal, tudo bem?
No post de hoje vou falar um pouco do assunto de uma lição que deu na escola dominical a algum tempo. Eu pensei em gravar um vídeo falando, mas decidi escrever mesmo.
Estamos estudando o livro de Atos e vendo como a igreja começou e sobre as viagens missionárias de Paulo. Na lição 7 é relatada a passagem do capítulo 16 onde Paulo e Silas estão levando o evangelho para muitas cidades e conta o que aconteceu na cidade de Filipos. Nessa cidade, uma mulher chamada Lídia se converte e Paulo retira um espirito de adivinhação de uma mulher. Como essa mulher era escrava e dava lucro para seus senhores fazendo as adivinhações, Paulo e Silas são acusados de causar problemas na cidade(vs. 21) e por causa disso são açoitados e presos.
Ai então, vemos uma grande lição para nossas vidas: depois de apanharem em praça pública e serem presos sem motivo, nosso irmão dão um grande testemunho de confiança e amor ao trabalho do Senhor. Eles estavam jogados em uma prisão, presos com os pés em madeiras e com as feridas abertas em seus corpos mas ainda assim eles estavam louvando ao Senhor com hinos e orando (vs. 25). Quando dei essa lição aos alunos, fiquei pensando no quando aqueles homens estavam com seus corações ligados ao Senhor e apesar de todo o sofrimento que estavam passando, eles podiam cantar e orar. Eles sabiam que era necessário aquele sofrimento, para no futuro alcançar a grande recompensa que Deus assim prometeu como ele já tinha mencionado em Atos 14:22. Pensei também no quanto somos fracos quando estamos passando por dificuldades. Muitas vezes nós só reclamamos dos acontecimentos e eles são tão pequenos comparados as perseguições que os irmão sofreram no passado e que muitos ainda sofrem hoje. Nós não pensamos em cantar hinos demostrando nossa confiança no Senhor do universo, que tem controle de tudo em suas mãos e não oramos pedindo e até mesmo agradecendo as situações de sofrimento que passamos, pois elas nos fazem crescer e fortalece nossa vida ruma os lar eterno. Devemos olhar para esses irmão e buscar a graça da Deus para termos a mesma atitude que eles tiveram naquele momento pois aquilo trouxe salvação.
O testemunho daqueles irmãos foi ouvido por todos os presos e pelo carcereiro que, após ver o poder de Deus mandando o terremoto para livrar Paulo e Silas, os acolheu em sua casa e queria saber o que fazer para ser salvo. A bíblia nos diz que Paulo pregou na casa do carcereiro e ele e sua família creram em Cristo como Senhor e Salvador e foram batizados (vs 32,33).
Deus nos usa de várias formas para mostrar que nossas vidas nele é diferente e feliz. Deus usou aquele momento de dor e perseguição para que eles testemunhassem sua fé em Cristo e o carcereiro e sua família fosse salva. Ele pode usar momentos assim em sua vida para que pessoas possam ver sua fé firme e sua confiança em Cristo e assim eles também venham fazer parte da família de Deus. Então, não deixe de crer e descansar no Senhor quanto o sofrimento chegar, pois sua vida pode ser usada para o bem da alma de seus amigos, vizinhos e parentes. Eu sei que não é fácil cantar em tempo de tristeza, mas nós somos vitoriosos no Senhor e nesses momentos devemos nos apegar mais a Ele e descansar sem seu amor e misericórdia por nós.
Espero em Cristo que nossas vidas possam demostrar isso a cada dia, na tristeza e na alegria sempre testemunhando do Senhor em tudo. Deus abençoe a vida de cada um….
(obs: o capitulo 16 termina contando que Paulo e Silas foram libertos pelos magistrados, que ficaram com medo que eles os acusassem por eles não terem levado a julgamento aquele caso, pois eles eram cidadãos romanos. Então eles pedem para que eles saim da cidade e Paulo e Silas ficam um tempo na casa de Lídia e depois continuam sua viagem indo para Tessalônica.)
Até o próximo post.
de uma pequena aprendiz…=]