aprendendo

Está escrito (vencendo as tentações com a palavra de Deus)

 

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou compartilhar com vocês um estudo feito pelo meu marido nesse domingo pela manhã.

O estudo teve como base o capítulo 4 de Lucas do versículo 1-13 onde relata a tentação de Cristo no deserto. Vemos ali que o Senhor sabe exatamente como é passar por tentações e como ele foi firme usando a palavra para não cair em nenhuma delas. A Bíblia diz que Jesus foi tentado por quarenta dias, porem nos mostra 3 dessas tentações para que nós vejamos como satanás sabe nossos pontos fracos e quer nos enganar até mesmo usando a palavra de Deus. Com esses exemplos vamos ver como conhecer nosso adversário e saber escapar das suas armadilhas sempre tendo em mente aquilo que esta escrito e que nunca passará como diz em Mateus 24:35 ” O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.

Outra coisa que não devemos esquecer é que as tentações e provações tem um propósito diante de Deus que é firmar nossas vidas mais e mais na verdade e direcionar nossos olhos ao alvo que é a cruz e Cristo. Sabemos que Deus reina e assim como Cristo foi levado ao deserto pelo espirito santo e lá foi tentado e venceu, nós também seremos conduzidos para passar por situações assim e com a graça de Deus vencer.

Agora vamos ver como Cristo nos ensina a passar pelas tentações de forma prática alicerçados na palavra dele.

1 No final do versículo 2 de Lucas 4, diz que o Senhor teve fome e ai então o diabo vem com sua proposta- “E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.” Lc 4:3. Podemos perceber que o diabo viu a necessidade de Cristo naquela hora por comida e assim quis que ele mostrasse que poderia prover o alimento sem ajuda de nada nem ninguém. Quando estamos em momentos assim satanás faz o mesmo conosco, querendo que nós venhamos a nos esquecer que quem cuida de nós é o Senhor e quem nos sustenta em tudo é Deus. Então é ai que aprendemos com Cristo a sermos humildes e dependentes de Deus -” E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.” Lc 4:4. Jesus  poderia realmente fazer as pedras se transformarem em pão porque ele é Deus, mas naquele momento ele estava aqui na Terra como servo.

O Senhor nos ensina a depender dele e sermos humildes perante sua presença. Deus cuidou de seus servos quando viveram 40 anos no deserto provendo o alimento e tudo para seu povo e, da mesma forma, ele cuida de nós. Então quando isso vier na sua vida, lembre que Deus cuida e sempre cuidará de você e que mais importante é se alimentar de sua palavra e viver nela do que qualquer outra coisa.

2 Depois disso o bíblia nos diz que o diabo mostra a Cristo os reinos do mundo e faz a proposta – “E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.” Lc 4:6-7. Agora ele não vem em um momento de necessidade e sim para mostrar as glórias do mundo. Satanás conhece as paixões da carne e quer nos desviar dos caminhos santos nos mostrando o mundo e suas novelas, músicas, filmes, prazeres e muito mais. Nós sabemos que se fizermos isso estaremos adorando a ele, pois nada disso vai glorificar a Deus e somente vai nos afastar do Senhor. Amar o mundo é o mesmo que odiar a Deus e satanás quer nos fazer esquecer disso, nos dizendo que podemos amar os dois ao mesmo tempo.

Mais uma vez o Cristo nos da a resposta para essa tentação – “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.” Lc 4:8.  Vemos nesse versículo que devemos servir só a um Senhor e esse é Deus. Devemos então abandonar o mundo e suas concupiscências.

O Senhor nos mostra que devemos lutar contra a carne e contra o mundo sabendo que só temos o Senhor para servir e amar, e com esse intuito vamos glorificar o nome dele.  Só conseguimos isso dedicando nossa vida inteiramente ao Senhor e nos achegando cada dia mais e mais diante dele em oração e na palavra.

3 Nosso ultimo relato aqui no texto de Lucas mostra como satanás quis tentar Jesus usando a bíblia – “Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.” Lc 4:9-11. O diabo é muito astuto e usa a palavra de Deus fora de contesto para enganar muitas pessoas e nós vemos isso claramente em nossos dias. Satanás usou essa passagem para fazer Jesus provar o poder de Deus, sabendo que o Senhor cuida e protege os seus. Devemos examinar para não cairmos em ciladas assim. O Senhor então nos ensina usando sua palavra de forma correta – “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus” Lc 4:12. Sabemos que o Senhor é poderoso para fazer qualquer coisa, mas não porque sabemos disso que vamos ariscar nossas vidas e tentar a Deus. Aqui aprendemos a temer a Deus e não sermos incrédulos no que diz respeito a seus cuidados conosco.

O Senhor nos mostra que devemos temer ao seu grande nome e não ficar fazendo loucuras na vida só para ver o que Deus vai fazer e se ele esta conosco ou não, como fizeram o povo de israel no passado( Êxodo 17:1-7). Devemos crer que ele esta no controle de tudo e viver uma vida e obediência e reverencia.

Olha como Jesus é maravilhoso em tudo. Ele mesmo passou essas tentações para nos mostrar que é possível vencer se conhecermos as escrituras e crermos nela de todo o coração. Não temos como vencer se não conhecermos nosso Senhor e as instruções que ele nos da para vivermos uma vida que o glorifique e exalte seu nome.

Por essa e muitas razões que nós que temos Jesus em nossos corações pela fé no seu sacrifício remidor devemos ler, meditar, guardar e decorar as escrituras, para quando satanás vier com suas tentações, nós estarmos prontos para responder com fé e verdade assim como Cristo respondeu: Está escrito.

Espero que esse post edifiquem suas vidas. Eu reescrevi esse estudo tentando deixa-lo bem próximo ao original feito pelo meu marido.

de uma pequena aprendiz…=]

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s