aprendendo

Adoração a Deus

Olá queridos leitores. Hoje gostaria de compartilhar com minhas palavras um estudo que ouvi na quarta feira na igreja que frequento.
Quando falamos em adorar a Deus pensamos mais em música, pelo menos é o que me vem a cabeça. Mas a adoração a Deus é algo que vem de dentro e que fazemos com todo nosso ser e para ser verdadeira e aceitável ela deve ser conforme o Senhor nos ensina.
No livro de 1 Samuel nos vimos um exemplo de como devemos adorar a Deus. No capitulo 15 temos a tão conhecida historia da desobediência de Saul e como consequência sua rejeição vinda de Deus para continuar reinando a nação de Israel.
Nesse capitulo vemos a ordenança clara de Deus a Saul por meio de Samuel. O Senhor ordenou que ele exterminasse os Amalequitas por inteiro: homens, mulheres, crianças de peito, animais em geral, pois aquele povo era cruel e inimigo de Israel desde a saída do povo do Egito.
A principio Saul foi com o exercito para exterminar o povo amalequita mas ele quis fazer as coisas do seu jeito e não como o Senhor ordenou. Ele deixou o Rei Amalequita vivo e também o melhor do gado para trazer a Israel. Saul achou que o jeito dele era melhor e mais louvável perante os homens.
Quando Samuel vai ao encontro de Saul para saber o que tinha acontecido, Saul com palavras belas o recebe e diz:Bendito sejas do Senhor; já cumpri a palavra do Senhor”. Pobre de Saul, mau sabia ele que Samuel já sabia de seus feitos e sua desobediência pois Deus já o revelara tudo. Então Samuel teve que confrontar aquele Rei orgulhosos e desobediente que até se vangloriando estava, pois ergueu para si um coluna( vs12).
Nesse momento de confronto Samuel expõe para Saul qual é a verdadeira adoração com a qual Deus se agrada. Ele diz:
 “Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça á voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrifício, e o atender, do que a gordura de carneiro.”(vs.22)
Saul estava tentando justificar sua desobediência dizendo que tinham poupado os animais para sacrificarem ao Senhor, mas Deus não queria sacrifício e sim obediência. Nesse versículos vemos que o Senhor tem prazer quando um servo anda em obediência e isso só pode acontecer se nós tivermos com nossos corações em temor perante Ele e humilhados. Se nossa vida não foi assim, nunca poderemos dar a Deus a verdadeira adoração. Se não formos obedientes a sua palavra estaremos cometendo um pecado muito grave que nos trará consequência dolorosa. No versículo 23, Samuel completa dizendo:
“Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniquidade de idolatria. Porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”.
Depois que Saul ouviu isso, ele continuou errando, pois não pediu perdão a Deus diretamente, mas fez de Samuel seu mensageiro. Ele disse que fez tudo por temor do povo e queria que Samuel o perdoasse e o honrasse perante o povo. Saul estava com seu coração voltado para o mundo, sua aparência e seus desejos e em nada estava contrito e temente a Deus. Ele pensou que sendo Rei poderia passar por cima das ordens do Senhor que é o Rei dos Rei e Senhor dos Senhores.
Essa passagem tem muito a nos ensinar. Nela aprendemos que Deus não se agrada dos nossos muitos sacrifícios e sim de uma vida obediente e temerosa perante sua majestade. Ela nos ensina que apesar das pessoas nos pressionarem para fazermos o que elas querem, nós não devemos teme-las e somente fazer o que agrada a Deus. Aprendemos também que nada é como nós queremos e sim como Deus ordena. Nossa adoração a Ele deve ser conforme Ele ordena em sua palavra e não como nós achamos melhor e mais bonito. Aprendemos que não devemos buscar louvores a aceitação dos homens e sim o de Deus através de nossa submissão a sua vontade e soberania.
Espero que todos nós possamos aprender essas lições e colocarmos nossas vidas, todo nosso ser para adorar a Deus em obediência e temor. Que Ele possa nos dar graças para caminharmos conforme a vontade dEle.
Que Deus abençoe a cada um. Ótima semana!
de uma pequena aprendiz…=]

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s