aprendendo

Guardar os ensinos

bibliaOlá pessoal! Como vocês já sabem, eu estou estudando o livro de provérbios na igreja e hoje eu queria compartilhar um pouco do que provérbios diz a respeito de guardar os ensinos dos pais e os de Deus. Vou usar os versículos que achei do capítulo 1 ao 15.

A bíblia nos explica porque é importante guardar os ensinos. Os versículos são bem parecidos, observem:

Pv 1:8.9 “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.”

Pv 3:1-2 “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.”

Pv 4:1-2 “Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência. Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.”

Pv 5:1-2 “Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido; Para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento.”

Pv 7:1-3 “Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.”

Nesses versículos vemos claramente o pedido de ouvir, não esquecer, guardar e esconder todo o ensinamento que recebemos de nossos pais, porque eles querem nosso bem e nos ensinam instruídos por Deus para nos colocar no caminho certo, na direção correta para conhecermos o Senhor e andarmos com Ele. Olhem o que provérbios 6: 20 ao 23 nos diz:

“Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,”

Esses versículos nos fala que se guardamos os ensinos no coração, ele nunca vai nos deixar e vai ser nosso guia em todos os momentos; vai estar sempre conosco em todos os caminhos e decisões e também vai ser lâmpada e luz que nos levará a vida.

Agora vamos ver o que a bíblia diz sobre o filho que não guarda e nem ouve os pais e a Deus e o que rejeita a correção e disciplina.

Pv 10:1 “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.”

Pv 10:17 “O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro.”

Pv 13:1 “O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão.”

Pv 15:5 “O tolo despreza a instrução de seu pai, mas o que observa a repreensão se haverá prudentemente.”

Pv 15:32 “O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento.”

O filho que não ouve, não guarda e não quer saber das instruções dos pais é chamado de insensato, escarnecedor e tolo. E também vemos que quem despreza a repreensão e rejeita a instrução comete erro e menospreza sua alma, sua própria vida. Como filhos, devemos ser sábio e trazer alegria aos nossos pais que querem nosso bem quando nos ensinam, corrigem e advertem, pois eles são as autoridades dadas por Deus para nos educar e amar colocando a palavra do Senhor em nossas vidas. Eu sei que nem todos os filhos têm pais crentes, mas ainda assim eles devem ser ouvidos se falarem aquilo que é correto perante Deus e devem ser honrados. Como filhos de Deus devemos andar em obediência como Cristo andou e guardar tudo aquilo que Deus e nossos pais crentes nos ensinam para honrarmos o Senhor e servi-lo com sabedoria.

 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:11

 De uma pequena aprendiz…..=]

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s