aprendendo

Temor do Senhor

Há alguns meses tenho estudado com as senhoras da minha igreja o livro de Provérbios baseado em 7 tópicos para que o estudo fique bem  prático e claro. (veja os tópicos aqui https://aprendendodosenhor.wordpress.com/2012/10/05/estudando-a-biblia/ ).

Nós sabemos que o livro de provérbios é um livro de sabedoria e que tem muitos versículos que se repetem nos mostrando a importância que eles têm em nosso dia a dia. Esse livro nos dá orientações bem claras para todas as áreas da nossa vida. Eu gostaria de compartilhar com vocês um pouco do que ele fala sobre o temor do Senhor que é algo de estrema importância na vida de um crente.

A palavra temor no dicionário se refere a medo, pavor, terror, etc. Mas você também vai encontrar ela com o significado de sentimento de respeito ou reverência. Esse é o temor que nós devemos ter de Deus, de respeito e reverência ao onipotente.

Em provérbios encontrei 15 versículos que nos fala sobre o temor do Senhor e o que ele faz em nossas vidas. Acompanhe comigo:

Pv. 1:7 – “O Temor do Senhor é o princípio do saber”. Isso significa que quem teme ao Senhor é sábio.

Pv. 1:29 – O versículo diz que não acharemos a sabedoria porque aborrecemos o conhecimento e não preferimos o temos do Senhor.

Pv. 3:7 – Mandas que não sejamos sábios aos nossos olhos, mas que temamos ao Senhor e apartemo-nos do mal.

Pv. 8:13 – Diz que o temor do Senhor consiste em aborrecer aquilo que Deus aborrece: o mal, a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa.

Pv. 9:10 – novamente diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

Pv. 10:27- Diz que o temor do Senhor prolonga nossos dias.

Pv. 14:26.27 – Diz que o temor do Senhor nos ampara e é fonte de vida para desviar da morte.

Pv. 15:16 – Diz que é melhor temer ao Senhor e tem pouca coisa do que ser rico e inquieto.

Pv. 15:33 – Diz que o temor do Senhor é a instrução da sabedoria.

Pv. 16:6 – Diz que o temor do Senhor nos faz evitar o mal.

Pv. 19:23 – Diz que o temor do Senhor conduz a vida e quem o tem é satisfeito e não é visitado pelo mal.

Pv. 22:4 – Diz que temer ao Senhor e ser humilde são riquezas, honra e vida.

Pv.23:17 – Nos manda perseverar em temer ao Senhor e não invejar os pecadores.

Pv. 28:14 – Diz que feliz é o que teme ao Senhor constantemente e não endurece o coração.

Como vocês podem notar nesses versículos, temer do Senhor deve ser uma prática diária em nossas vidas, pois é sabedoria, fonte de vida, nos livra do mal, nos faz aborrecer o que Deus aborrece, aumenta nossos dias, é nosso amparo, nossa riqueza, honra e muito mais. Temos muitos motivos para pedir ao Senhor que ele nos de a cada dia esse temor no coração visando sempre à glória e honra dele.

Temer ao Senhor é ficar longe de tudo que não o reverencia e que nós faz ofende-lo. Que nossos corações possam se encher desse temor para sermos sábios, felizes e agradáveis a Deus.

Por fim queria deixar o versículo que é uma oração que todos nós devíamos fazer constantemente ao Senhor: “Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.” Salmos 86:11

De uma pequena aprendiz….=]

Publicidade

Um comentário em “Temor do Senhor”

  1. (João 1:2-4 / 15:5c) “Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela.Jesus disse: sem mim vocês não podem fazer nada.” EII FELIZ É AQUELE QUE ENTENDE E ACEITA JESUS COMO SENHOR E SALVADOR! PORQUE SEM ELE NÃO SOMOS NADA, MAS ELE EM NÓS É TUDO, SÓ ELE SATISFAZ! Feliz segunda e semana na Paz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s