aprendendo

Misericórdia

Queria compartilhar com vocês um pouco do que aprendi com o livro de Jonas e com os mandamentos do Senhor.

Jonas foi chamado por Deus para anunciar a palavra de juízo aos habitantes de Nínive, mas ele não queria obedecer, pois os ninivitas eram homens muito perversos e maus. Ele quis fugir da presença de Deus e seguir um caminho diferente.

Como nós sabemos, os olhos do Senhor estão em todo o lugar, ele é onisciente, onipotente e onipresente. Não tem como se esconder de Deus e ele conhece os corações. (Pv 15:3,Sl. 137,Jó.34:21)

Deus mandou uma grande tempestade para que Jonas fosse lançado no mar e encolhido por um grande peixe para se arrepender e voltar a fazer o que o Senhor tinha mandado na primeira vez que o chamou.

Podemos notar que quando Jonas foi lançado no mar e a tempestade se dissipou, os homens que estavam no barco temeram ao Senhor e sacrificaram a Ele. Deus naquele momento mostrou para aqueles homens que Ele era o único Deus verdadeiro e dono do céus, da terra e do mar, pois, eles haviam clamado para seus deuses e nada eles fizeram.

Quando Jonas foi para Nínive e anunciou a palavra de juízo para eles, seus corações creram em Deus e eles jejuaram, oraram, se arrependeram e deixaram seus maus caminhos para que Deus pudesse retirar o castigo que viria. E pela misericórdia do Senhor, a cidade foi salva daquela punição.

Quando Jonas viu tudo aquilo “ele se desagradou extremamente e ficou irado” (Jonas 4:1). Jonas desejou morrer para não ver aqueles homens, que antes receberiam o juízo, vivendo. Deus disse a Jonas que não era para ele se irar dessa forma, e mostrou para o profeta, que ele teve compaixão de uma aboboreira e não dos ninivitas.

Deus mostra sua misericórdia nesse livro do inicio ao fim.

Esse capitulo da bíblia nos mostra que nós, às vezes, não queremos ter misericórdia das pessoas e por isso não oramos e não anunciamos a palavra através de folhetos, igreja, etc.

O Senhor nos chama para exercer a misericórdia. Ele se agrada em exercer misericórdia para com os pecadores quebrantados por sua palavra. (Jeremias 9:24)

Vimos nesse livro que Jonas ficou irado com o que Deus tinha feito e essa não deve ser nossa atitude. Jonas “sabia que Deus é compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que se arrepende do mal” (Jonas 4:2b).

Nós devemos saber que se Deus é rico em misericórdia, Ele pode fazer maravilhas na vida das pessoas que nós conhecemos. Nosso dever é clamar ao Senhor para que ele derrame sua misericórdia e mude as vidas dos perdidos.

O Senhor se agrada das nossas orações e elas devem ser derramadas perante ele todos os dias e horas.

Em Colossenses 3:12 o Senhor nos diz para nos  “revestirmos de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;”. Em Lucas 6:36 ele diz:” Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.”

Temos na bíblia muitos mandamentos e exemplos de compaixão e misericórdia, então devemos cumpri-los para honra e glória do Senhor, pois Ele é o único que pode salvar e as glórias são dadas somente a Ele. (Marcos 10:26-27)

Que nós possamos em tudo demostrar misericórdia para com o nosso próximo e orar com perseverança para que Deus manifeste sua misericórdia para com os perdidos para glória dele, pois é isso que importa para Ele, sua glória.

Que juntos oremos por nossos familiares, vizinhos, amigos, pelas nossas cidades e pelo nosso país.

Deus abençoe a todos.

De uma pequena aprendiz…=]

2 comentários em “Misericórdia”

  1. Mesmo quando temos nada material a oferecer ao próximo, ainda temos a nossa oração que é valiosíssima aos olhos de Deus. Digo isso porque já aconteceu comigo de eu pensar: Poxa, queria tanto ajudar fulano, mas não tenho como.. E aí eu paro e reflito: Mas eu posso orar por ele!! Desta forma demostramos misericórdia para Honra d’Ele! #Godblessyou

  2. Sim.Acho que a melhor forma de ajudarmos é com a oração.Deus nos usa tanto para orar como para dar algo material.A oração é a nossa unica saída!!

    Obrigada pelo comentário!! #Godblessyou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s