Quem é o meu próximo? Essa foi a pergunta que um doutor da lei fez ao Senhor Jesus, pois o grande mandamento é “…Amarás ao Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda a tua alma, te todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lucas 10:27).
Então o Senhor contou uma parábola mostrando a atitude de 3 homens perante uma pessoa machucada no caminho. Ele mostrou que apenas um se moveu de íntima compaixão e fez tudo o que estava em seu alcance para ajudar aquele homem ferido que ele não conhecia.
Muitas vezes vivemos situações que necessitamos de ajuda e Deus usa pessoas para isso. Você já foi usado por Deus para ajudar alguém? Fez de forma agradável e com amor?
Fora esse exemplo citado por Cristo, a bíblia é cheia de relatos de homens que foram usados por Deus para ajudar o próximo com José (Gênesis 40), Natã (2 Samuel 12), Barnabé (Atos 9:26-30) entre outros.
Cristo ensina a amar e ajudar o próximo. Devemos estar sempre prontos para ajudar nosso próximo e como podemos fazer isso, nos preparar para isso? Sem dúvida, orando e lendo, é uma ótima forma. Estar bem alicerçado na palavra de Deus ajudará muito quando você tiver que dar um conselho para alguém. Conhecendo bem a bíblia, você poderá mostrar tudo que for necessário para convencer e firmar a pessoa na verdade.
Mas nem sempre essa ajuda vai ser com palavras, portanto esteja pronto a doar o que tem ao seu próximo como roupas, comida, sapatos, etc.
Ajudar e amar ao próximo é um mandamento e temos que cumpri-lo. Lembre-se de que quem pode fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tiago 4:17).
Deus os abençoe
De uma pequena aprendiz…=]
Ótimo texto, Vir!! É tão fácil esquecer a parábola do bom samaritano, né? Ainda mais se pensarmos que ele ajudou alguém que era considerado “inimigo” dele. Só por Deus podemos fazer isso, mesmo!
Continue o bom trabalho, Vir! Tô gostando muito. Vou colocar o link lá no TFL 🙂
Beijos!!
Só com a ajuda de Deus nós podemos amar e ajudar o próximo mesmo.
Obrigada e que Deus nos ensine.beijos